NAPI

A Faculdade Fortium Taguatinga, comprometida com o desenvolvimento singular e integral do aluno, institui o Núcleo de Acompanhamento PsicopedagógicoNAPI –para atuar nos processos de aprendizagem.

A FE propõe um acompanhamento psicopedagógico junto àqueles alunos que apresentam uma defasagem de aprendizagem, seja esta orgânica, emocional ou sócio-cultural.

A psicopedagogia, por meio de um trabalho interdisciplinar, propõem investigar as modalidades de aprendizagem e também a relação que o sujeito estabelece com a mesma, para assim contribuir para que os alunos sejam capazes de ampliar a perspectiva de mundo, de saber interpretá-lo e de nele ter condicões de interferir de forma positiva.

O acompanhamento psicopedagógico institucional irá atuar nos processos cognitivos, emocionais, sócio-culturais e pedagógicos dos acadêmicos, oferecendo apoio, técnicas e instrumentação necessária ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Buscando não só o porque do não aprender, mas também o quê e como o sujeito pode aprender.

O psicopedagogo pretende observar, acompanhar e orientar os processos de construção do saber dos alunos. Pretende, sobretudo, atenuar situações de conflitos e desistências.

Objetivos do Psicopedagogo Institucional:

  • Orientar os professores na melhor forma de ajudar, em sala de aula, aquele aluno com dificuldades de aprendizagem;
  • Realizar um diagnóstico institucional para averiguar possíveis problemas pedagógicos que possam prejudicar o processo ensino-aprendizagem;
  • Encaminhar o aluno para um profissional (psicopedagogo clínico, psicólogo, fonoaudiólogo etc.) a partir de avaliações psicopedagógicas;
  • Conversar com os pais para fornecer orientações em caso de alunos menores ou com necessidades especiais diagnosticadas;
  • Acolher o aluno quando este precisar de orientação.

O NAPI busca, enfim, de forma coletiva, a adaptação do aluno ao ritmo acadêmico.